É preciso buscar a mudança!!!

Tenho recebido muitas mensagens falando a respeito de um relato que fiz junto a uma lista que encontrei em uma publicação anos atrás. Ali além de trazer 77 Motivos para não cometer o suicídiohttps://sigatransformando.com/2020/03/15/77-motivos-para-continuar-vivendo-e-desistir-do-suicidio, um pouco do meu relato pessoal.

Confesso, a questão do suicído é para mim um tema sensível, foi uma grande sombra não somente na minha vida, mas também na vida da minha família, pois já sofremos perdas terríveis e irreparáveis, e quase fui mais uma dessas pessoas que se foram, costumo dizer para meus pacientes que esta é uma questão sistêmica, nem sempre começou em você, são lealdades sistêmicas, e sem querer estamos vinculados as dores do nosso sistema familiar, sim nossos antepassados estão ainda ligados em nossas histórias, e não falo isso com nenhum cunho místico, religioso ou o que possa parecer, mas com o embasamento de estudos como da constelação sistêmica que foi amplamente divulgada pelo mestre  Bert Hellinger, Psicoterapeuta alemão.

O que aprendi com minha própria história e com as centenas de pessoas que já passaram pelo meu consultório com ideação suicida, é que precisamos ressignificar, ou nos manter no mesmo lugar tendo os mesmos resultados.

Quando estamos depressivos, com dor na alma, temos a tendência a olhar para vida com imenso desprazer, não acreditamos mais nas pessoas, na melhora e claro nem na vida.

E como mudar tudo isso??

Primeiramente buscando ajuda, talvez você já tenha tentado muitas coisas, mas se ainda não mudou, não chegou onde está sua cura. Sim! Eu acredito que tem cura para nossas dores, sou uma pessoa que viveu com ideação suicida por anos, chegando a efetivamente tentar por 3 vezes, pensamentos de morte, pensamentos negativo eram companheiros do meu dia a dia.

E ao contrário do que muitos pensam minha vida nunca foi fácil, passei todos os tipos de provações, humilhações, tive uma vida terrível por muito tempo, e quando tudo parecia estar entrando nos eixos, estive entre e vida e a morte dentro de uma uti.

Mas chegou um momento que decidi que não aguentava mais, e sim! Parei de só reclamar da minha dor e fui compreender ela, encontrei as raízes, e fui tratá-las.

Fácil não foi, levei anos afogando e desafogando, subia e descia emocionalmente, quase perdi minha família, não tinha paciência com meus filhos, eu odiava as pessoas. Mas aos poucos comecei a acreditar que ainda existia luz em mim. Que poderia mudar, busquei terapia, encontrei a Programação neurolinguística, e não foi fácil, eu NÃO TINHA DINHEIRO PARA PAGAR! Deixei de pagar contas, abri mão de coisas que nem sou capaz de citar para dar prioridade aquela terapia que ressignificou minha vida.

Então se tornou uma razão para viver, a minha primeira paciente em 2015 foi uma pessoa com ideação suicida, que hoje vive e é feliz. As dores dela também foram ressignificadas. Apartir daí já foram mais de 100 pessoas, mais de 90 por cento delas abusadas sexualmente, humilhadas, e destruídas internamente, abandonadas muitas vezes por suas famílias que desistiram de tentar mudar a situação.

Aos poucos vamos ressignificando as dores, ampliando o olhar, fazemos também treinamento cerebral, porque com uma coisa concordo, muitas vezes não temos energia porque nosso cérebro não está nos ajudando!!! Então agir diretamente no neurônio é fundamental, apoio médico, muitos dos pacientes tem acompanhamento do psiquiatra por um bom tempo em conjunto, eu mesma já tomei medicamento tarja preta por anos, para tratar ansiedade e pânico, e NÃO USO MAIS!

Todo este texto é para que possamos entender que há saída, há luz, mas ela precisa ser buscada muitas vezes incessantemente, não tenho aqui a intenção de diminuir a dor de ninguém, nem de dizer que é fácil, mas de provar que é possível.

Uma das coisas que mais escuto no início do processo “Eu quero me matar e nem você vai mudar isso”, em um segundo momento “olha eu ainda penso em me matar o tempo todo, mas parece que não consigo”, na sequência é comum a frase “Eu pensei em me matar, mas é estranho não tive mais o mesmo sentimento”, e por fim este desejo vai embora e a pessoa começa ter um novo olhar para vida, tive pacientes que passaram por tudo isso dentro de 10 sessões, outros demoraram 3 anos, porém todos estão vivos contando suas histórias, porque ressignificaram suas dores. Escolheram mesmo em meio a toda dor, buscar a mudança que precisavam.

São milhares os terapeutas, especialistas, hoje a terapia integrativa tem milhares de opções. Existe uma saída, e confio que você também pode encontrar a sua porta aberta.

Desejo que você acredite na sua vida mais do que na sua morte.

E que você alcance o que merece, uma vida leve e feliz, mesmo que isto custe você buscar mais um pouco.

Publicado por Mari Santana - Especialista em Neuroaprendizagem Cerebral

Trainer em Liderança, Psicoterapeuta, Terapeuta Sistêmico, Especialista em Neuroaprendizagem Avançada, Hipnoterapeuta Ericksoniana, Coach Clinical, Life & Bussiness Coach

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: