Aquela pessoa que você não conhece.

Bastante comum chegar pessoas para o atendimento, querendo mudanças na sua vida, cansadas de não alcançarem resultados satisfatórios e com muitas frustrações ao longo da vida

Uma das coisas que mais ouço, são solicitações de “quero me transformar em outra pessoa”, “quero esquecer o que eu fiz”, “quero mudar tanto que me torne irreconhecível”, entre muitas outras frases como estas, pessoas que pela bagagem pesada de suas histórias de vida, não suportam mais ser quem são, se rejeitam, e assim também rejeitam sua jornada até ali.

Ao longo da nossa vida vamos escutando coisas que nos diminuem, circunstâncias, acontecimentos ao nosso redor vão aos poucos minando nossa autoestima, autoconfiança e segurança, é como se o fato de ser quem somos, causasse todos os problemas que temos, então, chega uma hora que deixamos de ser quem realmente somos, para nos tornarmos nosso comportamento, “infantil”, “mentirosa(o)”, “irresponsável”, “sem objetivo”, somos taxados de tudo isso e mais um pouco, e a vida fica pesada de se levar.

Já não nos conhecemos, tantas perdas ao longo da nossa vida que inclusive nos perdemos de nós mesmos(as).

Não é raro escutar de pessoas bem sucedidas em seu trabalho, “ah eu sou muito incompetente”, ou ainda outras que estão em relacionamentos estáveis, com parceiros apaixonados e dedicados que dizem “eu não sei porque ele(a) gosta de mim”.

E posso assegurar por experiência própria que tudo isso se dá por falta de um mergulho profundo dentro de nós mesmos(as), precisamos reconhecer quem somos, e você deve estar se perguntando por onde começar, e a resposta é simples, se olhe no espelho, reconheça seus traços, talvez há muito tempo você já não o faz.

Uma das técnicas que utilizo em consultório chama-se Alinhamento da História de Vida, e considero esta etapa tão importante que aplico em praticamente todos os meus clientes, estarmos alinhados com nossa própria história, traz uma acolhimento mais profundo para conosco e com aqueles personagens que passaram por nossa vida.

Um dos pressupostos da PNL com o qual mais me identifico é que todos nós fazemos o melhor que podemos com os recursos que possuímos naquele momento de vida, ou seja, sempre podemos ser melhores, podemos alcançar níveis nunca imaginados, basta começarmos a acolher quem verdadeiramente somos.

Este mergulho é fácil? NÃO, mas é possível? SIM!!! Lembre-se das vezes em que alguém quis te apresentar alguém novo e você logo de cara rejeitou a possibilidade sequer de uma amizade, mas aos poucos com jeito, aquela pessoa foi se achegando a você e bummmm, quando menos esperava estava com um novo olhar, já tinha desenvolvido uma amizade e quem sabe até já tinha se apaixonado.

Consigo mesmo não é diferente, precisamos primeiramente quebrar a barreira da rejeição, esta mesma que faz você se sentir inadequado(a), chata(o), incapaz…… feio(a). E para que todos estes sentimentos e sensações negativas mudem, é preciso que você se observe com mais carinho, cuidado e atenção, é você reconquistando você de novo.

É importante você explorar suas forças internas, responder as perguntas seguintes pode te ajudar a ter uma visão menos embaçada sobre si.

  • Quais características que você possui e que te fazem sentir felicidade quando as utiliza?
  • Quais as características positivas você considera que mais precisa neste momento?
  • Quais as coisas que já realizou na vida (ainda que pareçam simples) que lhe dão entusiasmo quando pensa?
  • Pense em 3 pessoas que você admira ou admirou (pode ser do passado ou do presente, vivos ou não), quais as características positivas estas pessoas possuíam ou atuavam no mundo?

Algo fantástico que ouvi uma vez de um dos meus mentores foi o seguinte, certo dia eu estava fazendo para ele um elogio, do quanto o considerava e achava ele incrível em seu trabalho, que realmente ele era brilhante, então ele se voltou para mim e disse: – Mari que maravilha que você já se vê desta maneira!; Claro que fiquei meio perdida, não estava falando de mim e sim dele, então ele me disse: – Somente conseguimos enxergar no outro o que já temos em nós mesmos.

Ual que lição aprendi aquele dia, esta simples frase me trouxe muito mais autoconfiança para realizar meus estudos e posteriormente iniciar com os atendimentos, ficou muito claro para mim que eu precisava me olhar mais atentamente, com mais carinho inclusive, e foi o que eu fiz de lá para cá incansavelmente.

E como tem sido maravilhosas as descobertas, talvez você se pergunte se não tenho encontrado coisas que não gostaria de ver, simmmmm e muitas, porém a cada vez que olho mais profundamente, também encontro um motivo a mais para me sentir honrada com minha jornada de vida.

O fato de você ser positiva em seus pensamentos e visão sobre si mesma(o) não faz com que os pensamentos negativos simplesmente desapareçam, mas com toda certeza faz com que você aprenda a não dar tanta importância para o negativo, pois reconhece que tem mais coisas positivas para serem focadas.

Permita-se quebrar este paradigma de que as pessoas não mudam, mudam simmm e mudam muito, a cada dia, a cada novo aprendizado e especialmente quando se permitem mergulhar em águas profundas dentro de si.

O que você rejeita de fere, o que você acolhe te cura, já falei isso anteriormente e repito aqui por entender que enquanto você não parar de se julgar, se arrebentar e se autodestruir nada acontecerá na sua vida, esta jornada é única, faça ela valer a pena, e ainda que você até hoje não tenha feito algum movimento rumo a mudança, hoje é o tempo e a hora exatos para se dar esta oportunidade.

Acredite em você, recomece quantas vezes for necessário, mas não desista deste relacionamento que de fato realmente vale a pena, você com você……… estando bem consigo, o mundo ao seu redor irá mudar, seus relacionamentos serão mais assertivos, no trabalho terá mais êxito e até a sua saúde agradecerá.

Permita-se……………. Um abraço com o doce aroma da infância da laranja doce.

Mari Santana – Coach & Terapia Sistêmica

Publicado por Mari Santana - Especialista em Neuroaprendizagem Cerebral

Trainer em Liderança, Psicoterapeuta, Terapeuta Sistêmico, Especialista em Neuroaprendizagem Avançada, Hipnoterapeuta Ericksoniana, Coach Clinical, Life & Bussiness Coach

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: