Meu trabalho, Terapia Integrativa

Coaching ou Terapia? Quais as diferenças?

Hoje vamos falar Terapia, que assim como o coaching trata de questões a serem desenvolvidas na nossa vida, porém, de forma muito profunda, ressignificando traumas, acontecimentos e sensações.

O que então quer dizer a palavra terapia?

Segundo o Dicionário Aurélio Terapia. substantivo feminino tratamento que busca amenizar ou acabar com os efeitos de uma doença (física, psíquica, motora etc.); terapêutica. Técnica que trata doenças ou problemas psíquicos; psicoterapia. expressão. Sua origem: palavra “terapia” vem do grego THERAPEIA, que significa “o ato de curar” ou “ato de reestabelecer.

Muito se falava antigamente e há até quem ainda pense assim que ” terapia é para gente doida”, “ah não sou maluco, pra quê terapia?”, entre outros pensamentos limitantes que fazem parte da nossa sociedade e que estamos acostumados a escutar desde criança. Porém vivemos em tempos cada vez mais difíceis em vários aspectos, a cobrança do dia a dia, questões que vão desde o financeiro ao emocional, pressão para que você seja assim assim assado, um mundo inteiro de julgamento ao nosso redor.


E como lidar com essas pressões? Com os padrões emocionais, comportamentais e as heranças “malditas” de crenças limitantes, desvalorização, baixa estima e insegurança que foram depositando em nós desde que nascemos, pelo ambiente, pela família, pelos amigos……

Aprendemos a viver e conviver com limitações, medos, angustias, inseguranças, e ouvimos ao longo da vida inúmeras vezes que precisávamos ser fortes, que não era bem assim, que logo passa, e vamos engolindo, engolindo, e assim vai se criando um brejo dentro de nós, embotamento mental (temos medo de falar o que sentimos), máscaras, pois começamos a fazer as coisas para agradar e não para nos agradar, nosso padrão de exigência vai baixando, e quando nos apercebemos estamos aceitando com facilidade as migalhas da mesa alheia como se fosse banquete.

É comum que determinados padrões que vimos na infância e adolescência, aqueles que falávamos jamais repetir na vida, comecem a ser repetidos por nós sem nos darmos conta disso, um dia percebemos que estamos gritando como nossa mãe gritava, bebendo como o pai bebia, tendo um companheiro agressor, daquela maneira que juramos que nunca seria repetido em nossa vida. Diante disso muitas pessoas dizem não acreditar na mudança, que nasceu para sofrer, que a vida é difícil e é melhor ir se acostumando!!!! NÃÃÃÃÃÃOOO….

E a vida, a grande vida fica pesada, difícil mesmo de ser vivida, sofrida, triste, sem sabor….

Depressão, ansiedade, falta de ânimo e para ajudar tudo ao redor parece se tornar uma grande bola de neve, problemas só aumentam, decepções amorosas e frustração, como mudar tudo isso? Chega a parecer impossível. Mas a boa notícia é de que sim, é possível mudar padrões de comportamento, sensações indesejadas e assim o rumo da sua vida.

A terapia Integrativa tem como principal função trabalhar o estado do “ser”, permitindo a melhoria do equilíbrio entre corpo, mente e espírito, independentemente de crenças…..

Com técnicas como hipnoterapia, Programação Neurolinguística, Psicoaromaterapia, é possível trabalhar mudanças de Mindset (forma de pensamento), e com a reprogramação mental temos transformações na vida em todos os âmbitos.

A terapia integrativa é complementar aos demais tratamentos que você esteja fazendo, então caso esteja com acompanhamento médico nada impede de associar aos processos acima citados, pois irão potencializar os resultados.

Hipnose: Segundo a atual definição pela Associação Americana de Psicologia, é um estado de consciência que envolve atenção focada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão. Na hipnose clínica usamos este estado pleno de atenção para trazer recursos poderosos para o dia a dia do paciente, a grande parte destes recursos já estão no subconsciente e o que fazemos neste processo é promover uma comunicação do consciente com o subconsciente. Muitas pessoas tem receio da hipnose pois associam a lavagem cerebral, perca de consciência….. mas isto é mito.

PNL – Programação Neurolinguística: Desenvolvida por volta da década de 70, esta maravilhosa técnica trabalha na programação de nossos comportamentos. A Programação Neurolinguística estuda estruturas especificas que geram um comportamento, oferecendo técnicas e ferramentas de intervenção nesta estrutura para que o comportamento seja remodelado. Nossa vida e comportamentos são construídos também com base em experiências que tivemos, algumas conscientes, outras de forma inconsciente. Em resumo a PNL oferece técnicas para aprender e desaprender comportamentos.

Psicoaromaterapia: Por ser bastante próximo do sistema límbico (centro de nossas emoções e memórias) o sistema olfativo mais especificamente o nosso nariz (fofoqueiro), é um grande aliado desta técnica, pois com um sistema de 13 aromas da Aromaterapia (laranja, limão, pinheiro silvestre, eucalipto, capim limão, hortelã pimenta, nardo, alecrim, Lavanda fina da frança, tomilho, sálvia dalmaciana, sândalo misory, vetiver). Cada um dos aromas demonstra como nos encontramos neste momento presente em nosso emocional, e quando aceitamos ou gostamos de um deles significa que é o que precisamos equilibrar neste momento. Escolhidos os aromas, faço uma mistura com eles em proporção estudada previamente, e então preparo um perfume terapêutico ou inalador como queira chamar, que será inalado até que acabe e os resultados são incríveis, muito rápido se pode observar a mudança no equilíbrio, concentração e especialmente no sono mais tranquilo.

Em meu consultório utilizo todas estas técnicas em um protocolo criado por mim onde a cada sessão aprofundamos mais no processo de ressignificação de fatos e cura profunda de traumas, é libertador, então um novo padrão mental se instala e é maravilhoso ver o mundo, a vida, os outros e especialmente nós mesmos por esta nova ótica. A vida fica leve, você passa a se acolher, se respeitar e acreditar que merece novas escolhas, agora baseadas no seu padrão, na sua vida, na sua nova percepção de mundo.

Reprogramação mental é a chave que destranca a sua vida

Te convido a conhecer os processos terapêuticos, mudar seus padrões e ter nova vida, gosto de dizer que o terapeuta é como uma lanterna dentro de um túnel escuro, ele não pode te levar a atravessar a escuridão, mas pode iluminar o caminho, e você escolhe se quer ou não seguir o caminho mostrado, tudo começa em nós, mas se quisermos tudo termina em nós também.

Para falar diretamente comigo clique aqui.

Mari Santana – Terapia Integrativa & Coach

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s