Renovando-se

Dia Internacional da mulher se foi….e agora?

girl-2696947_1920

Hoje tive o privilégio de ministrar duas palestras para um público maravilhoso de mulheres fortes, mulheres lindas e cheias de vontade de transformação.

O tema era o tão citado “Empoderamento Feminino”, as mídias estão repletas de conteúdos sobre, mas de fato, o que seria empoderar-se?

Segundo o renomado educador Paulo Freire, empoderamento é: 

“Capacidade do indivíduo realizar, por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer”

Mas o que efetivamento fazemos para nos empoderar de nós mesmos? Os movimentos que vemos hoje em dia preparam as pessoas para lutarem por uma causa, mas considero que pouco fortalecem em seus adeptos o empoderar-se de si, de seus valores, de suas vontades próprias.

Somos mulheres maravilhosas, há anos temos conquistado direitos, hoje por exemplo o mercado de trabalho é ocupado  50% em média de mulheres com carteira de trabalho assinada, o que em 1900 era uma realidade inimaginável. Porém ainda temos salários 34% menores em relação ao homens que ocupam o mesmo cargo.

OK! E o que mais? Pelo que mais devemos lutar?

O dia internacional das mulheres é marcado anualmente por frustrações, tristezas, índices terríveis de violência contra a mulher, para cada mulher que ganha uma rosa, tem 9 que não ganham (sendo que muitas destas nem sequer um agrado, uma palavra de carinho, outras ainda sofrem violência), 1 que compra algo para si mesma só para postar nas redes sociais e não ficar por baixo!! Do que temos nos alimentado???? Como temos lidado com nossa alto estima? De que migalhas algumas mulheres tem sobrevivido?world-3258865_1920

Muitas mulheres (e porque não dizer homens também) têm permitido que seu mundo esteja na mão de outra pessoa……. e recebem apenas o suficiente para dia após dia manterem-se mais refém do pouco ou nada oferecido a elas!

É alarmante! É preciso retomar as rédeas, compreender que seu mundo tem que estar nas suas mãos, se tornar uma pessoa poderosa, cheia de vida, com sonhos, desejos e especialmente uma pessoa que sabe o que quer e o que merece.

Olhar para si com mais amor e compreensão, entender que você é uma pessoa única, com um conteúdo maravilhoso a ser explorado. Não dependa do outro para um agrado, claro que é maravilhoso receber amor, mas se este amor não partir de você para você mesma, não será capaz reconhecer quando o amor verdadeiro chegar, quando uma boa oportunidade aparecer, pois você viverá como quem não merece…

Segue abaixo um áudio de um exercício para auto estima, extraído do Livro “Você pode curar a sua vida” da autora Best Seller Louise Hay. Ousei um pouco colocando este áudio, espero que gostem…

[audio

Desejo de todo coração, que você aprenda a se amar, caso já se ame, ensine a outras pessoas, o amor próprio é uma das maiores lições que podemos aprender nesta nossa jornada de vida!

Com todo carinho….

Mari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s