Estou retornando de uma maravilhosa jornada de autoconhecimento, 4 dias de imersão absurdamente produtiva no curso de Master em Programação Neurolinguística, foram dias de realmente se virar do avesso e trabalhar profundamente as emoções. Afinal como já comentei na primeira publicação , corpo e mente estão ligados, um depende do outro para se manter saudável.
Então, com toda esta energia renovada vamos retomar nossa série sobre palavras poderosas, que muitas vezes usamos sem perceber o poder que elas carregam, é possível mudar a sensação que uma frase causa no ouvinte, e até mesmo em você. É interessante observarmos que uma frase bem colocada altera seu estado de humor e até mesmo sua percepção a cerca de fatos como clima, auto estima, trabalho e faz com que, observando este pequeno detalhe você melhore significativamente suas relações interpessoais, e com você mesma(o).
Quando falamos qualquer uma das palavras acima (conjunções adversativas): “mas”, “contudo”, “porém”, “todavia”, “só que”,estamos reforçando o que vem depois destas palavrinhas mágicas, tudo que vem antes de uma destas palavras será cancelado pela mente. Isto mesmo! A mente desconsidera, seja positivo ou negativo.
Veja os exemplos abaixo, leia pausadamente e perceba a sensação que cada frase te traz:
- “O dia está lindo, mas estou muito chateado hoje.” Perceba agora o contrário com a mesma frase. “Estou muito chateado hoje, mas o dia está lindo”.
- “Tenho muita capacidade, porém perdi meu emprego.” “Perdi meu emprego, porém tenho muita capacidade.”
- “Meu amigo ainda é bastante jovem, porém está muito preguiçoso.” “Meu amigo está bastante preguiçoso, porém ainda é bastante jovem.”
Estas conjunções adversativas exprimem relação de contraste/oposição de idéias, entre uma “parte” da frase (oração) e a outra, sendo assim, podemos considerar que o cuidado com a ordem dos fatores neste caso tem um resultado diferente em nossa sensação, emoção e comunicação.
Imagine você falando para sua amiga(o): “Sim amiga(o), você está um pouco acima do peso, mas continua linda!”, ou ainda, “Você vivenciou um momento terrível, mas teve força e coragem a cada dia!”. Você professor falando para seu aluno: “Sua nota não foi boa, porém você tem muito potencial!”
Não somente para nossos amigos, familiares, alunos, seremos agente de transformação, em nossas vidas e dos que nos rodeiam, simples palavras, com simples atitudes, podem fazer nossa perspectiva sobre problemas, dificuldade ou limitações, serem drasticamente alterados de forma muito favorável.
Bora colocar em prática!? É possível acrescentar estas dicas ao seu dia a dia? Vamos lá seguir nos transformando…..
Sigo aqui, trilhando este caminho maravilhoso de autoconhecimento, creio que esta jornada tem me levado a espaços que jamais imaginei, porém a beleza de tudo isto é que está só começando!
Grande abraço,
Mari,