Renovando-se

SÉRIE – PALAVRAS E SEU PODER – Mas, Porém, Contudo, Todavia, ….

writing-828911_640

Estou retornando de uma maravilhosa jornada de autoconhecimento, 4 dias de imersão absurdamente produtiva no curso de Master em Programação Neurolinguística, foram dias de realmente se virar do avesso e trabalhar profundamente as emoções. Afinal como já comentei na primeira publicação , corpo e mente estão ligados, um depende do outro para se manter saudável.

Então, com toda esta energia renovada vamos retomar nossa série sobre palavras poderosas, que muitas vezes usamos sem perceber o poder que elas carregam, é possível mudar a sensação que uma frase causa no ouvinte, e até mesmo em você. É interessante observarmos que uma frase bem colocada altera seu estado de humor e até mesmo sua percepção a cerca de fatos como clima, auto estima, trabalho e faz com que, observando este pequeno detalhe você melhore significativamente suas relações interpessoais, e com você mesma(o).

Quando falamos qualquer uma das palavras acima (conjunções adversativas): “mas”, “contudo”, “porém”, “todavia”, “só que”,estamos reforçando o que vem depois destas palavrinhas mágicas, tudo que vem antes de uma destas palavras será cancelado pela mente. Isto mesmo! A mente desconsidera, seja positivo ou negativo.

Veja os exemplos abaixo, leia pausadamente e perceba a sensação que cada frase te traz:

  • “O dia está lindo, mas estou muito chateado hoje.” Perceba agora o contrário com a mesma frase. “Estou muito chateado hoje, mas o dia está lindo”.
  • “Tenho muita capacidade, porém perdi meu emprego.”  “Perdi meu emprego, porém tenho muita capacidade.”
  • “Meu amigo ainda é bastante jovem, porém está muito preguiçoso.” “Meu amigo está bastante preguiçoso, porém ainda é bastante jovem.”

wow-2780576_640

 

Estas conjunções adversativas exprimem relação de contraste/oposição de idéias, entre uma “parte” da frase (oração) e a outra, sendo assim, podemos considerar que o cuidado com a ordem dos fatores neste caso tem um resultado diferente em nossa sensação, emoção e comunicação.

Imagine você falando para sua amiga(o): “Sim amiga(o), você está um pouco acima do peso, mas continua linda!”, ou ainda, “Você vivenciou um momento terrível, mas teve força e coragem a cada dia!”. Você professor falando para seu aluno: “Sua nota não foi boa, porém você tem muito potencial!”

Não somente para nossos amigos, familiares, alunos, seremos agente de transformação, em nossas vidas e dos que nos rodeiam, simples palavras, com simples atitudes, podem fazer nossa perspectiva sobre problemas, dificuldade ou limitações, serem drasticamente alterados de forma muito favorável.

Bora colocar em prática!? É possível acrescentar estas dicas ao seu dia a dia? Vamos lá seguir nos transformando…..

Sigo aqui, trilhando este caminho maravilhoso de autoconhecimento, creio que esta  jornada tem me levado a espaços que jamais imaginei, porém a beleza de tudo isto é que está só começando!

 

Grande abraço,

Mari,

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s