Renovando-se

SÉRIE – Palavras e seu poder – “não”

hand-2830111_1280

Quero iniciar hoje uma série de publicações, vou dar dicas sobre as palavras e seu poder,  nos expressamos sem ao menos perceber o quanto podemos estar travando nossa comunicação com os outros, e assim retardando o alcance de nossos objetivos.

Uma comunicação assertiva, pode mudar a sua vida. Quantas vezes aliás, você falou uma coisa, mas foi mal interpretado, ou ainda quantas e quantas vezes, solicitou algo, e a pessoa que recebeu a mensagem, fez exatamente o contrário do que você solicitou. Até parece que a pessoa está brincando com você, debochando ou simplesmente testando seus limites! Calma, tudo pode estar conectado a forma que você tem se expressado, o Professor Albert Merhabian nascido na Armênia, desenvolveu com outros estudiosos, uma pesquisa científica, que resultou em um gráfico da importância relativa dos vários componentes da comunicação, como segue abaixo:

comunicacao

Inclusive encontrei uma publicação bastante interessante,  no site Objetivo Lua, da Coach Ana Relvas, que apresenta uma abordagem sobre este tema, vale a pena ler, clique aqui para ser direcionado ao site.

Sendo assim, tão importante quanto o porque falamos, é o como falamos, e como nos posicionamos ao falar, sua postura corporal, seu tom de voz e suas palavras são um “coquetel”, que oferecemos ao outro, então, olhar mais atentamente para cada um destes aspectos pode de  fato ser a chave que abrirá a porta para uma comunicação de sucesso.

Vamos iniciar com uma série de palavras que falamos automaticamente, sem para para pensar no seu efeito na transmissão da mensagem, a primeira será a palavra NÃO!

Em nosso cotidiano, estamos acostumados a falar e pensar no que não queremos. O tempo todo estamos trabalhando com o não, pensando que desta maneira poderemos afastar de nós todas as coisas indesejadas. Porém, estudos de neurociência já comprovaram que nosso cérebro simplesmente ignora a palavra não, já citei um exemplo clássico em uma publicação anterior Neurociência e o Poder das Palavras , nosso cérebro não distingue o real do imaginário, isto é importante relembrar, sendo assim criamos o tempo todo nossa realidade, muitas vezes, nos vemos mergulhados em problemas que parecem sem solução, e repetimos milhares de vezes, eu não quero mais dívidas, não quero mais estar doente, não quero mais viver na solidão! Experimente agora retirar o NÃO destas frases, o que sobra?!!! Exatamente o que você NÃO QUER.

O poder da nossa língua foi citado até na bíblia, e em outros livros sagrados pra diversas religiões, então sugiro que possamos usar este conhecimento a nosso favor.”

PARE DE FALAR O QUE NÃO QUER, DE FOCAR NO QUE NÃO QUER!!!!! FOQUE NO QUE QUER PLISS!

OUVIR

Vamos a um exercício:

  • Em uma folha em branco coloque tudo que você quer: “quero um emprego novo”, “quero minha saúde restabelecida”, “quero perdoar, e amar”.
  • Coloque esta anotação em local de fácil visualização.
  • Todos os dias visualize, se necessário faça um quadro de visualização, onde você coloque a foto do carro que quer, da empresa onde quer trabalhar ou ter, faça uma lista com as características físicas e emocionais (no geral) da pessoa que você quer ter um relacionamento, seja detalhista.
  • Se policie, evite falar “filho não corra”, “não me responda”, “não faça isto ou aquilo”, na comunicação com o outro, também é preciso falar o que se quer da pessoa e evitar o que não quer.
  • Mas como falei no início desta publicação, é preciso mais que falar corretamente, procure observar seu tom de voz, se necessário, indico que você grave sua fala, para que escute, e assim avalie o tom que costuma usar, muitas vezes você não tem intenção de ser grosseiro(a), mas o tom pode transmitir esta sensação quando você fala, daí aquela frase que ouvimos tanto no dia a dia “mas eu estava falando normalllll”, faz sentido pra vc?
  • Associe a tudo isto uma postura receptiva, relaxe seus músculos, respire profundamente antes de se comunicar com as pessoas, procure deixar a mente tranquila, com certeza você irá transmitir esta tranquilidade através de seu corpo, afinal, de fato o corpo também fala, as vezes até grita rsrs.

Na próxima publicação desta série, falaremos sobre as palavras: MAS, TODAVIA, CONTUDO, PORÉM.

Te convido a seguir nossas publicações e nossa fanpage no facebook, o sucesso deste projeto vem da nossa parceria, afinal:

“SOMOS TODOS ANJOS DE UMA ASA SÓ, A ÚNICA MANEIRA DE VOAR É DANDO A MÃO PARA O OUTRO”

Grande abraço, Mari

assinatura_b

2 comentários em “SÉRIE – Palavras e seu poder – “não””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s