Já parou para pensar que realizamos diversas coisas ao longo do dia, porém de maneira automatizada? Que não paramos para pensar, raciocinar e depois executar? E em meio a tudo isto está a nossa respiração, em média um adulto saudável em repouso, realiza de 12 a 20 respirações por minuto. Se tivéssemos que pensar para respirar, para comer, andar, precisaríamos de muito mais energia e faltaria capacidade para tantas coisas, mas, temos um cérebro cuja tecnologia é indescritível, sendo assim normalmente nossas necessidades físicas ocorrem de forma natural.
Quais os benefícios de uma respiração “programada”, “pensada” ?
Quando respiramos profunda e pausadamente, conseguimos alcançar mais células, enviando oxigênio desde a raiz de nossos cabelos até a pontinha dos nossos pés. E isto é fundamental para que tenhamos qualidade de vida.
É bem provável que quando você decidir mudar seu estilo de vida, aconteça algo semelhante ao que aconteceu comigo, pois alterar um padrão já instalado em nós não é uma tarefa das mais fáceis, resistimos, e vem a fase de desconforto, onde pensamos: Mas pra quê isto?! Será que vale a pena?. Porém se nos mantivermos focados, vamos perceber dia após dia grandes mudanças acontecendo.
As pessoas estão estressadas, correndo o tempo todo atrás de realizações materiais, muitas vezes abandonando seu emocional e sua saúde no geral, ou deixando para resolver depois, e assim a vida vai sendo empurrada com a barriga e o resultado sempre é o mais perigoso, perde-se a saúde, a paz. Quando paramos para observar a respiração, a qualidade de sono é melhorada, se dormimos melhor acordamos mais cheio de energia, os pensamentos irão fluir melhor, iremos nos revitalizar aos poucos. Sim!! aos poucos, devemos determinar pequenos objetivos mensuráveis, para que gradualmente possamos melhorar a nós mesmos e assim contagiar o ambiente.
Proponho um exercício: Para este momento, reserve diariamente pelo menos 5 a 10 minutos! (Comprometa-se com sua qualidade de vida, este é o princípio do sucesso!)
- Sente-se confortavelmente, onde considerar melhor, pode ser uma poltrona, almofada ou ainda na sua cama;
- Solte seus braços, relaxe sua musculatura e procure deixar sua mente o mais tranquila que você conseguir;
- Se preferir feche seus olhos;
- Puxe uma inspiração profunda, preenchendo os pulmões e levando o ar até a pelve, conte até 4, segure a respiração contando até 4 e após respire pausadamente até que todo o ar seja expelido, repita esta sequência em média 5 vezes. Observação: Enquanto inspira escolha a sensação ou pensamento que você precisa neste momento. Por exemplo: “calma”, repita mentalmente enquanto inspira: “A cada inspiração eu me sinto mais calma” , e visualize a calma dentro de você, da mesma maneira, quando respirar pense no sentimento ou pensamento que não deseja mais neste momento. Ex: “stress”, quando respirar, mentalmente visualize o stress indo embora com o ar que você está jogando para fora.
É possível que você sinta um formigamento na ponta dos dedos, ou ainda um pouco de tontura, me senti assim por um tempo quando iniciava este exercício, mas isto significa que você está se desintoxicando, e que seu corpo e mente estão recebendo mais oxigênio do que está acostumado, e isto é ÓTIMO.
Finalizo com uma frase do cientista Albert Einstein “Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes..”
Com pequenas atitudes, vamos aos poucos melhorando nossa vida…….
Dê uma chance para mudar….
Abraço, Mari
Parabéns pela iniciativa, Mari! À medida que nos transformamos, tudo ao nosso redor se transforma também! Beijo
CurtirCurtir
Gratidão Mariuza, maravilhosa sua companhia nesta jornada.
CurtirCurtir